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Dúvidas Frequentes

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FAQ - DÚVIDAS FREQUENTES

Veja aqui a resposta para as dúvidas mais comuns sobre o transporte de cargas.

A - Como posso rastrear minha encomenda?

Você pode rastrear sua encomenda através do link rastreamento online, ou entrando em contato com a NIMEC mais próxima de você.

Rio Grande do Sul - (51) 3714-3366

Paraná - (41) 3367-7175

São Paulo - (11) 2545-0069

B - Qual prazo de entrega da minha mercadoria?

O prazo varia conforme a distância entre a origem de um despacho até o seu destino. Há outros fatores, como, por exemplo, restrições de circulação de veículos comerciais em centros urbanos que varia de localidade para localidade.

Ao fazer uma cotação, será informado o prazo máximo para a entrega.

C - Quais cidades são atendidas pela NIMEC?

Em nosso site você tem a relação de todas as cidades onde há cobertura da NIMEC, na aba cidades atendidas.

Caso sua cidade não conste na relação, entre em contato com um de nossos consultores.

Clique no estado que deseja visualizar:

RIO GRANDE DO SUL

SANTA CATARINA

PARANÁ

SÃO PAULO

D - Como solicitar uma coleta?

Você pode acessar a aba coletas, ou entrar em contato com uma de nossas unidades.

Rio Grande do Sul - (51) 3714-3366

Paraná - (41) 3367-7175

São Paulo - (11) 2545-0069

E - Para solicitar uma coleta, quais as informações necessárias?

Tenha em mãos os dados a seguir:

- CNPJ do Remetente e do Destinatário

-  Frete será CIF ou FOB

-  Cidade de Origem e de Destino

-  Hora limite de Coleta e data a ser realizada

-  Quantidade de Volumes e Peso da carga

-  Cubagem

-  Tipo de mercadoria (Ex: Caixas, sacos, amarrados, paletizada)

F - Posso enviar mercadorias sem Nota Fiscal?

Não, o transporte de mercadorias sem Nota Fiscal (NF-e) não é permitido.

G - Como faço uma cotação?

As cotações podem ser feitas diretamente pelo site através do link cotação, ou com um de nossos consultores.

H - A NIMEC realiza serviços de transporte para Pessoa Física?

O transporte de cargas B2C não é nossa especialização, todavia, atuamos nesta área, seguindo alguns parâmetros.

Entre em contato para verifiar a diponibilidade (whatsapp - 51 99656-9140 ou comercial@nimec.com.br).

I - Quais os tipos de mercadorias que a NIMEC transporta?

Confecções, calçados, artigos eletrônicos linha branca, produtos em geral para industrias como matéria prima, canos e chapas de ferro, auto peças, bobinas de embalagens, papeis, móveis desmontados, maquinários e equipamentos sensíveis, produtos alimentícios entre outros.

Não transportamos produtos classificados como perigosos, inflamáveis, corrosivos, tóxicos, radioativos e explosivos.

J - Como posso solicitar a 2ª via da NFe ou boleto da mercadoria?

A 2ª via da Nota Fiscal ou do boleto da mercadoria deve ser solicitada ao remetente da mercadoria.

K - Como faço para obter login e senha de acesso à Área do Cliente?

Entre em contato com um consultor ou solicite sua senha de acesso on-line.

L - Qual o horário de coletas e entregas?

Coletas e Entregas são feitas em horário comercial, das 08:00 às 18:00 horas.

Caso precise de alguma operação especial, que fique fora destes horários, contate um de nossos consultores pelo e-mail: comercial@nimec.com.br

M - A NIMEC faz mudanças?

Não, pois itens de mudanças não estão dentro do perfil de carga transportada por nossa empresa. Somos especializados no transporte de cargas fracionadas e fechadas.

N - As mercadorias transportadas estão cobertas por seguro?

Sim, todas as cargas estão cobertas por seguro contra roubo, acidente e avaria.

Buscamos parcerias solidas para oferecer o que existe de melhor no mercado de seguros de transportes, oferecendo respaldo/segurança às mercadorias por nós transportadas.

 

O - Como devo embalar minha mercadoria?

As mercadorias devem estar embaladas em caixas de papelão ou embalagens adequadas para que não sofram avarias ou danifiquem outras mercadorias. Nos casos de volumes muito grandes, estes deverão ser embalados em caixa de madeira totalmente fechada ou engradado de madeira, respeitando uma distância entre as ripas de no máximo 5 cm.

O acondicionamento da mercadoria deve ser criterioso. Não deve existir folga dentro da embalagem para evitar a movimentação do material durante o transporte. Para preencher as folgas, utilize isopor, plástico bolha, jornal, etc. A embalagem deve oferecer boa resistência em todos os seus lados e não apenas nos cantos.

Em caso de dúvidas entre em contato com um de nossos consultores, pelo e-mail atendimento3@nimec.com.br

P - Como reemitir uma fatura/boleto do frete.

Os boletos são enviados para o e-mail cadastrado em nosso sistema.

Você pode reemitir uma fatura pelo site, ou entrar em contato com a NIMEC.

Fone (51) 3714-3366.

Q - Minha encomenda veio danificada, qual é o procedimento?

É importante que seja realizada a conferência no ato da entrega, identificando a avaria. Você deve fazer a ressalva no campo observação no nosso CTe, assim ela será encaminhada ao nosso departamento de pendência e análise.

Caso não tenha seguido esse procedimento, entre em contato pelo e-mail: atendimento@nimec.com.br ou fone (51) 3714-3366.

R - Como é calculado o frete?

O cálculo do frete é baseado nas seguintes informações: peso real da mercadoria ou peso cubado, valor da Nota Fiscal, distância entre o local de origem e destino.

Podendo sofrer variações de acordo com taxas como: GRIS, TAS, TR, TRT, PEDÁGIO. Além dos Tributos existentes (ICMS).

Sua cotação de frete pode ser aqui no site, na página inicial.

S - Quais são as taxas cobradas no frete?

As tabelas de tarifas podem variar de acordo com o tipo de operação do cliente a partir de suas generalidades, podendo incidir Tas (Taxa de administração SEFAZ), Taxa de Pedágios, Gris (Taxa de Gerenciamento de Riscos), Taxa de coleta/entrega, TRT (Taxa de Restrição ao Trânsito de veículos de carga), TDE (Taxa de Dificuldade de Entrega), EMEX (Taxa Emergencial Excepcional), entre outras.

T - Como posso atualizar meus dados cadastrais?

Entre em contato com a NIMEC pelo e-mail atendimento3@nimec.com.br ou fone 51 3714-3366.

U - Ao receber a carga, como devo proceder?

A mercadoria deverá sempre ser conferida no ato da entrega, fazendo a contagem e verificação da integridade desta. 

V - Diferença entre frete CIF e FOB?

- No frete tipo CIF o pagador é o Remetente.

- No frete tipo FOB o pagador será o Destinatário.

W - O que é CTRC?

O CTRC é a abreviação de Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, também chamado de CT-e.

É o documento fiscal emitido pelas transportadoras para cobrir legalmente as mercadorias entre o local de origem e o destinatário da carga.

X - O que é cubagem?

É a cobrança pelo espaço ocupado de uma mercadoria, um cálculo matemático (PxAxL) que verifica a relação entre o volume e o peso de um despacho ou pacote.

Y - O que é TP?

TP é a abreviação de Taxa de Permanência, ocorre quando estão armazenadas, sob responsabilidade da NIMEC, por problemas fiscais ou em agendamentos de coleta e entrega.

Z - O que é uma Reentrega?

Este conceito permite gerar automaticamente ou manualmente um conhecimento de frete do tipo reentrega para as mercadorias de clientes que não foram entregues no destino final, na data planejada.

Exemplo: A NIMEC executa o procedimento normal para efetuar a entrega de mercadorias com o cliente remetente, localizado no estado de São Paulo, e o cliente destinatário, localizado no estado do Paraná, quando chega até o endereço de destino, o motorista não consegue efetuar a descarga das mercadorias, pois o cliente destinatário está fechado, sendo necessário agendar uma nova entrega. Sendo assim, a carga retorna à base da empresa no estado, que posteriormente efetuará uma nova tentativa de entrega.

Ao sair da filial pela segunda vez, essa viagem é considerada como a primeira tentativa de reentrega da mercadoria. Caso se confirme a necessidade de retornar no cliente destino, haverá a cobrança da reentrega, ou seja, pode-se gerar um conhecimento de frete de reentrega a partir deste momento.

O padrão da ANTT desta cobrança é de 50% do valor do frete original.

Tem outra dúvida? Entre em contato.

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